Na última terça-feira, 11 de abril, o presidente da Câmara do Ipojuca, Deoclécio Lira (PSD), usou da tribuna para destacar uma decisão do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE), recomendando que a prefeita Célia Sales (PTB) reconheça a realidade das escolas da rede municipal de ensino para então corrigir os problemas existentes nela.
Em pronunciamento, Deoclécio Lira leu a decisão da primeira Câmara do TCE fazendo alusão ao Dia do Prefeito e se mostrou indignado com a situação.
O parecer prévio emitido pelo órgão é referente as contas de 2021 do município. O documento foi aprovado por unanimidade e alerta para “ineficiência da rede municipal de ensino e os problemas relacionados ao desenvolvimento cognitivo dos alunos da rede pública”.
“Aumentar o desempenho do Munícipio de Ipojuca nos resultados das futuras avaliações, e melhorar a eficiência alcançada com a aplicação dos recursos do contribuinte em Educação. Recomenda-se a gestora que busque conhecer a realidade das redes de ensino em melhor situação, a fim de elaborar e adotar ações vinculadas a política pública educacional capazes de minimizar a ineficiência da rede municipal de ensino e os problemas relacionados ao desenvolvimento cognitivo dos alunos da rede pública”, diz.