Prefeitura do Ipojuca realiza ação de desinfecção em agências bancárias e nas unidades de saúde

A Prefeitura do Ipojuca, através das secretarias de Infraestrutura e de Saúde está realizando ações de desinfecção nas áreas em frente aos bancos e casas lotéricas do município, assim como nas unidades de saúde. Durante toda a semana foram feitos procedimentos de limpeza urbana também nos mercados públicos e em e algumas ruas do município. E, nesta sexta-feira (17), o alvo foi as unidades básicas de saúde, seguindo o trabalho na próxima semana em toda rede municipal de saúde. As ações fazem parte de um conjunto de medidas realizadas pela Prefeitura do Ipojuca no combate ao novo Coronavírus.

A Secretaria de Infraestrutura, que já realiza a limpeza urbana frequentemente no município, através da decisão do Comitê Contra o Coronavírus do Ipojuca, foi direcionada para potencializar ações de desinfecção nos locais em que têm existido aglomerações, como é o caso das instituições bancárias, casas lotéricas e mercados públicos. Caminhões pipas e pulverizadores higienizam calçadas, corrimões de agências e portas de acesso na tentativa de diminuir a contaminação. Estudos já mostraram que o vírus permanece no plástico e no aço inox de dois a três dias.

Entre os locais que já receberam a desinfecção esta semana estão: o mercado e banheiros públicos do Ipojuca; o mercado público de Nossa Senhora do Ó, as praças Capitão Braz e Alberto Costa; o mercado público de Camela, as ruas do entorno e as praças de São José e Pedro Serafim; e o calçadão de Porto de Galinhas que também recebeu a desinfecção. Cerca de 20 profissionais de limpeza urbana participaram desta ação.

Nesta sexta, oito agentes de combate as endemias, lotados na Secretaria Municipal de Saúde participaram da desinfecção de 21 Unidades de Saúde da Família. A gerente de Vigilância Sanitária, Andréa Lopes, explicou que estes produtos usados nestas ações são “viricidas de alto nível”, que em outras palavras são desinfetantes que destroem o vírus. Eles são reconhecidos pela Anvisa e, de acordo com ela, o produto já age com 15 minutos de aplicação e a sua duração é de 24 horas.

O secretário de Saúde e presidente do Comitê Contra o Coronavírus do Ipojuca, Wendel França, explicou que, na próxima semana, a mesma ação acontecerá na Unidade Básica de Saúde, nos Serviços de Pronto Atendimento (SPA) e na UPA da PE-60. “Está será uma ação contínua e que ajuda muito a conter a propagação do vírus nestes locais aonde muitas pessoas circulam. Mas sigo fazendo um apelo para que os ipojucanos só saiam de casa se realmente for necessário, porque o vírus precisa parar de circular. A contaminação é rápida e, para muitos casos, tem sido fatal”, advertiu. Em Ipojuca, até as 15h desta sexta, existiam 7 casos confirmados, 10 suspeitos em isolamento, 17 já foram descartados e 01 óbito.

 

Foto: Secom Ipojuca

Adicione seu comentario

Seu endereo de email no ser publicado.