Defensor da implantação do piso nacional do magistério em Ipojuca, o presidente da Câmara de Vereadores, Deoclécio Lira (PSD), dedicou parte desta quarta-feira (26/04) para debater o tema.
O parlamentar, junto com os vereadores Paulinho Nascimento (PP) e Gilmar Costa (PP), integrantes da mesa diretora da casa e da bancada de oposição à prefeita Célia Sales (PTB), se reuniu na sede do legislativo ipojucano com a direção do Sindicato dos Professores do município de Ipojuca (Sinpromi).
O dia escolhido para discussão do assunto é bastante simbólico, já que profissionais da educação de todo país se mobilizaram para cobrar das autoridades o pagamento do reajuste.
Na ocasião, o grupo de professores da rede municipal de ensino apresentou aos vereadores uma série de reivindicações elencadas como prioridades pela categoria. Entre elas está
a implantação do piso nacional do magistério, reajustado pelo Governo Federal no último mês de janeiro para R$ 4.420,55, através de uma portaria do Ministério da Educação.
O reajuste deve ser pago aos docentes que cumprem carga horária de 40 horas semanais e é válido para todo País, mas cada estado e município precisa oficializar o pagamento através de projeto ou decreto.
COBRANÇA
No último dia 18 de abril, Deoclécio cobrou da Prefeitura, durante sessão ordinária, o envio de um projeto de lei por parte do Governo Municipal para que Ipojuca pague o piso nacional aos professores da rede de ensino.