Grande Recife terá sistema para reduzir tempo de consertos na rede de abastecimento de água

Um novo modelo de gestão para manutenção da rede de abastecimento e serviços de pavimentação dos trechos em que houve intervenções devido a vazamentos foi anunciado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) nesta terça-feira (24). A ideia é deixar mais rápidos os serviços de manutenção e reparo das tubulações de água e esgoto do Grande Recife e do município de Goiana, na Zona da Mata Norte do estado. O sistema vai diminuir em 96h, aproximadamente quatro dias, o tempo necessário para os consertos, segundo a companhia.

O programa começa a valer ainda em janeiro, em consórcio firmado entre três empresas e uma construtora. Segundo a Compesa, anteriormente, os serviços eram realizados por apenas uma empresa, o que gerava insatisfação da população, que tinha que esperar vários dias para ter os problemas resolvidos.

Além do conserto dos vazamentos, as empresas contratadas serão responsáveis pelos serviços de reaterro da tubulação e pavimentação das vias. Foram estruturadas equipes de profissionais nos três turnos, com equipamentos para realizar os procedimentos 24 horas por dia. De acordo com a companhia, 60 equipes de reposição e de pavimentação irão trabalhar simultaneamente.

O investimento será de R$ 43 milhões em dois anos, segundo a Compesa. “O sistema terá um programa de geoprocessamento, com mapas em que poderemos identificar a solicitação do cliente e ver a localização das equipes. No momento da execução, será possível ver o que está sendo feito”, explicou a gestora do programa, Conceição Pontes.

 Fonte:G1 PE

Adicione seu comentario

Seu endereo de email no ser publicado.