Equipe brasileira, com estudante pernambucano entre seus integrantes, conquista medalha de bronze na Olimpíada de Robótica na Grécia

A seleção brasileira de robótica brilhou na 8ª edição do FIRST Global Challenge (FGC), Olimpíada Internacional de Robótica, que foi sediada em Atenas, na Grécia, de 26 a 29 de setembro. Com robôs, dedicação e ideias inovadoras, os jovens conquistaram não apenas uma medalha de bronze, mas também outros três prêmios que encheram o país de orgulho. A disputa aconteceu com outras 190 nações. O estudante Luiz Fernando Santos, do SESI Ibura, foi o único jovem do Norte-Nordeste do Brasil a integrar o time.

A equipe brasileira garantiu o 3º lugar na categoria que reconhece os estudantes que mais mostraram resiliência e coragem durante a competição, sendo conhecido por ser um dos prêmios mais importantes da FGC. Para Luiz Fernando, ganhar essa premiação mostra a garra do brasileiro. “Ganhar esses prêmios demonstra que o Brasil tem, sim, um grande potencial tecnológico e com pessoas que estão dispostas a fazer o que for preciso para representar o nosso País”, afirmou.

Entre as outras premiações que a equipe brasileira foi destaque, estão o Outstanding Mentor Award, que reconhece os mentores que trabalham com entusiasmo e esforço para a sua equipe; o Social Media Challenge, que vai para as equipes que mais estiveram engajadas nos desafios nas redes sociais durante a temporada; e o Video Storytelling Award, que reconhece os times que possuem habilidades usadas para contar histórias e conectar os espectadores.

Único representante do Norte-Nordeste do Brasil na competição, Luiz Fernando Santos espera que a sua história sirva de inspiração para outros jovens. “A robótica foi e é crucial para o meu desenvolvimento, seja para trabalho em equipe, seja no quesito interpessoalidade, além de ter melhorado bastante minha fala. Sem sombra de dúvida, a robótica mudou minha vida. Eu gostaria que mais pessoas pudessem fazer parte disso, pelos benefícios que ela traz. Torço para que minha história sirva para mostrar que é possível perseguir seus sonhos e, principalmente, alcançá-los”, disse.

Diretora de Educação do SESI-PE, Mirella Barreto comemorou a conquista da seleção brasileira, em especial a de Luiz Fernando, e pontuou a importância da robótica na educação de crianças e jovens. “No SESI, acreditamos que a Robótica trabalhada dentro de sala de aula é atuar em favor de um futuro mais tecnológico. Nós enxergamos nessa disciplina uma forma de trazer novas ideias e soluções para o mundo real, por isso, damos as condições necessárias para os nossos alunos”, afirmou.

Adicione seu comentario

Seu endereo de email no ser publicado.