O coordenador da Defesa Civil do Ipojuca, Luiz Gustavo, foi o entrevistado do programa Bom dia Ipojuca desta terça-feira (20). Além de conversar sobre o planejamento das ações para reduzir os efeitos causados pela chuva durante o próximo inverno, os comunicadores Márcio Lima e Antônio Gomes leram perguntas dos internautas relacionados a diversos temas.
Como a Defesa Civil e as demais Secretarias Municipais estão planejando as ações da Operação Inverno 2018?
No início de Março realizamos uma reunião com as Secretarias envolvidas neste processo, a exemplo das pastas de Infraestrutura, Bem Estar Social, Saúde, dentre outras, já planejando as ações que iremos realizar para este inverno. Essas ações incluem: Construção de tela argamassada, muros de contenções, atendimento a população na área da saúde que por ventura sair de sua casa abrigo, então teremos no próximo mês a próxima reunião que trará mais definições sobre as ações. Em relação à Infraestrutura, já está se fazendo limpeza de canais, galerias, canaletas para que não tenhamos maiores problemas no período chuvoso.
As fortes chuvas que caíram no município de Ipojuca em Maio do ano passado, ainda trazem consequências para a população afetada?
Sim, porque elas ainda se encontram em áreas de risco. Porém, não temos mais pessoas desabrigadas ou desalojadas, todos já retornaram para suas casas.
A Defesa Civil já tem um balanço de quantas vistorias, visitas técnicas, instalação de lonas já realizou no período da gestão da prefeita Célia Sales?
De janeiro até hoje, já colocamos mais de 12 mil metros quadrados de lona plástica. Sem falar na execução dos serviços de limpeza, capinação. Com relação a construção de muros de arrimo, de maio, quando assumimos a gestão até hoje, construímos 1,2 mil m² de murro de arrimo em todo município e 5,3 mil m² de tela argamassada.
Assista a entrevista na íntegra