Carnaval do Ipojuca 2017 foi um sucesso de público, segurança e serviços municipais

Durante os três dias da folia (domingo, segunda e terça-feira), Ipojuca recebeu milhares de turistas e moradores que aproveitaram os cinco polos de animação (Porto de Galinhas, Ipojuca Sede, Nossa Senhora do Ó, Camela e Serrambi) para cair no frevo com segurança e uma série de outros serviços municipais. Ao todo, 35 atrações musicais e 62 agremiações passaram pelos principais focos da folia.

Na praia de Porto de Galinhas foram montados três polos de animação. Foram 12 dias de movimentação por conta da festa carnavalesca. Mais de 35 agremiações desfilaram pelas principais rua da vila entre blocos, grupos culturais e orquestras.

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) registrou a visita de mais de 300 pessoas que foram atendidas pela equipe. Nas ruas, a Secretaria de Turismo ofereceu oficinas de frevo, concurso de fantasias, o bloco da acessibilidade e o concurso da “La Ursa” com crianças da comunidade. A rede hoteleira atingiu mais de 97% de ocupação entre o sábado (25) e a Quarta de Cinzas (01).

Segurança – Um dos carnavais mais tranquilos. Esta foi a avaliação da Secretaria Municipal de Defesa Social, que colocou todo o efetivo, composto por 457 pessoas, para trabalhar durante a festa, incluindo o reforço da Polícia Militar do 17º e 18º Batalhões. As 40 câmeras de videomonitoramento também estiveram ligadas 24 horas para ajudar no trabalho dos monitores. Elas registraram apenas 52 ocorrências entre consumo de entorpecentes, agressões, abordagem com condução de envolvidos, socorros e colisões de pequena intensidade. O trânsito contou com o reforço do Detran com viaturas que fizeram blitzes nas rodovias que cortam o município. Todas as viaturas estiveram equipadas com bafômetros.

A limpeza esteve garantida durante o carnaval. A Secretaria de Infraestrutura colocou 150 agentes de limpeza nas ruas que recolheram 534 toneladas de lixo. O trabalho contou com o auxílio de oito caminhões compactadores, nove caçambas, três retro escavadeiras e dois tratores agrícolas com reboques de carroceria de madeira. Três carros-pipa foram utilizados para a lavagem dos muros, vias, fachadas e becos.

Com relação à Saúde, Ipojuca viveu um período carnavalesco de muita tranquilidade. Nesse período, nenhum caso confirmado de dengue, zika ou chikungunya. Apenas as ocorrências rotineiras. Os Serviços de Pronto Atendimento, incluindo a UPA 24 horas, registraram 2.874 ocorrências, 25 internações e 51 transferências para a rede estadual de alta complexidade.

A Vigilância em Saúde esteve de plantão nos cinco dias da festa. Com uma estrutura de 34 profissionais entre motoristas, administrativos, sanitaristas, agentes de endemias, epidemiologia e ambiental, a Vigilância esteve presente nas cinco unidades de referência do município com a Epidemiologia (UPA Ipojuca, Hospital Carozita Brito, SPA de Porto de Galinhas, SPA Serrambi e SPA Camela) e equipes volantes das Vigilâncias Ambiental e Sanitária. A Vigilância Sanitária realizou 354 inspeções, sendo 70% delas realizadas no comércio ambulante. A Vigilância Ambiental recebeu nove denúncias de focos de dengue. A Vigilância Epidemiológica não registrou nenhuma ocorrência.

Outro fator bastante positivo no carnaval do Ipojuca foi a valorização da Mulher. Durante os dias da folia, a Secretaria Especial da Mulher não registrou nenhum caso de violência contra as ipojucanas. A Secretaria esteve de plantão na sede, em Ipojuca, e também pela Ouvidoria.

Fonte: Prefeitura de Ipojuca

Adicione seu comentario

Seu endereo de email no ser publicado.