A Prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria de Turismo municipal, até a próxima semana, finalizará o plantio de 100 mudas de ipês nos canteiros de acesso à mais famosa praia de Pernambuco e do Brasil: Porto de Galinhas. A iniciativa surgiu em forma projeto que ganhou parcerias importantes e que, juntos, deram vida ao “Projeto Ipê” em fevereiro deste ano, com a primeira muda sendo plantada pela prefeita do Ipojuca, Célia Sales.
Como forma de agradecer aos muitos atores que colaboram para que Porto de Galinhas seja esta referência que é hoje, seja no retorno das atividades turísticas neste período de pandemia, seja na acessibilidade ao turista com mobilidade reduzida ou nas políticas de segurança e saúde, a Secretaria de Turismo do Ipojuca convidou personalidades para realizar este plantio e confeccionou placas personalizadas para cada árvore plantada.
“Convidar as pessoas para que elas mesmas plantem o ipê e deixar para as gerações futuras o nome delas lá eternizado é uma forma de reconhecer cada um, nas suas funções, e agradecer também por tudo o que têm feito por Porto de Galinhas, além do que a entrada de Porto ficará linda”, comentou a secretária de Turismo de Ipojuca, Carol Vasconcelos. Entre os que têm a árvore com seus nomes estão o artista Carcará, conhecido por fazer as esculturas das galinhas de Porto de Galinhas, representantes da rede hoteleira e do Trade Turístico, da associação dos restaurantes, dos bugueiros, dos jangadeiros, entre outros com papéis relevantes para o distrito de Porto de Galinhas, em Ipojuca.
Em um prazo aproximado de 3 ou 4 anos anos o visual para quem estiver chegando em Porto será outro, com ipês amarelos, roxos e brancos embelezando o trajeto. O Projeto Ipê contou com a parceria do Instituto de Tecnologia das Cadeias Biossustentáveis (ITCBIO), da Compesa e de Suape sobretudo na doação dos ipês. De acordo com a secretária de Turismo, novos projetos de plantio no município serão lançados.