O presidente da Câmara Municipal do Ipojuca, Deoclécio Lira (PSD), se reuniu na manhã desta sexta-feira (19), de forma virtual, com voluntários do movimento Salve Maracaípe. O grupo atua na defesa do meio ambiente e conservação da biodiversidade, pauta também defendida pelo representante do legislativo ipojucano.
O tema da conversa foi o decreto legislativo aprovado na última terça-feira (16) na Câmara do Ipojuca que determina a suspensão das construções na orla de Ipojuca até que seja enviado ao parlamento do município a revisão do Plano Diretor da cidade.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Deoclécio e o Salve Maracaípe já haviam se reunido no último mês de outubro, durante audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de Pernambuco. Na ocasião, o presidente da Câmara do Ipojuca se posicionou favorável à suspensão por tempo indeterminado da liberação de novas licenças de construção em Porto de Galinhas.
Em seu pronunciamento, Deoclécio defendeu que seja realizado um estudo de impacto ambiental sobre os efeitos ocasionados pela construção civil no litoral de Ipojuca, já que nos últimos anos houve um aumento no número de empreendimentos erguidos na beira-mar de Porto de Galinhas, além de uma revisão no plano diretor da cidade e a criação de novas unidades de conservação ambiental.
SALVE MARACAÍPE
Nos últimos anos, o movimento Salve Maracaípe se notabilizou pela defesa ferrenha da preservação ambiental no Estado, em especial, no município de Ipojuca. O grupo atuou fortemente contra a instalação da Arena Porto, na época, e é responsável por diversas denúncias aos órgãos de fiscalização e controle sobre crimes ambientais ocorridos no litoral ipojucano.
Fotos: Edvan Luiz