A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, através das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros Militar, preparou um esquema de segurança reforçado para a final da Copa do Nordeste, que acontece nesta quarta-feira (03) entre Sport e Ceará na Ilha do Retiro, Zona Oeste do Recife. A expectativa é de que o estádio, que tem capacidade para 26.345, esteja lotado, já que os ingressos estão esgotados, segundo a Federação Pernambucana de Futebol. Para assegurar a ordem e a tranquilidade de todos, a PMPE está empenhando aproximadamente 1.000 policiais. Toda a operação vai ser monitorada por câmeras no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE).
“O Governo do Estado de Pernambuco está mobilizando todas as suas forças de segurança pública para que as torcidas possam fazer a sua festa em paz e respeitando as normas de segurança. Estamos preparados para atuar na prevenção e, se for necessário, prender e punir aqueles que pratiquem atos de vandalismo ou violência”, destaca o secretário-executivo de Defesa Social do Estado, Alexandre Alves.
O policiamento estará presente tanto na parte interna do estádio quanto na sua área externa, assim como nas principais vias de acesso ao local do jogo. Serão empregados policiais do Batalhão de Choque e do 12º Batalhão da PMPE, contando com patrulhamento a pé, em motocicletas e em viaturas a quatro rodas, preparados para inibir a ação de vândalos.
A partir das 18h, a Delegacia Móvel da Polícia Civil de Pernambuco funciona na Ilha do Retiro, até a completa dispersão do público. A equipe foi reforçada com dois delegados da Delegacia de Repressão à Intolerância Esportiva. Além disso, a equipe tática do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE) estará presente para assegurar o reforço à segurança do local.
O Corpo de Bombeiros Militar também está de prontidão para atender ocorrências relacionadas à partida, a exemplo de resgates e salvamentos. O efetivo do CBMPE atuará, em caso de necessidade, em apoio à estrutura preventiva montada pelos responsáveis pelo evento.