Podcast infantil conta histórias dos animais marinhos de Porto de Galinhas

Quem melhor para contar os segredos do mar do que os animais marinhos? Neste programa educativo de podcast, as corais Mille (Millepora Alcicornis) e Mussi (Mussismilia harttii) recebem um gravador especial e se tornam repórteres, contando sobre o dia a dia do ambiente recifal com os seus amigos, outros animais marinhos, que vivem na praia de Porto de Galinhas, no município de Ipojuca.

Um Mar de Histórias é um projeto de podcast educativo infantil que é uma iniciativa de estudantes da Universidade Federal de Pernambuco, dos cursos de Rádio, TV e Internet, e Design. O projeto conta ainda com a colaboração de professores, estudantes e profissionais de outras áreas, como biologia, ecologia, comunicação, ciência da computação e secretariado. A equipe faz parte da Biofábrica de Corais, que já atua no monitoramento e na recuperação dos corais de Porto de Galinhas há mais de 4 anos.

A ideia do programa surge em 2020, sobretudo após o último grande evento de branqueamento dos corais, consequência da elevada temperatura da água no verão de 2020 e que deixou corais do Nordeste do Brasil, incluindo os de Porto de Galinhas, comprometidos. Foi então que os estudantes perceberam a necessidade de representar os animais da praia, como uma forma de valorizar a biodiversidade e cultura local, e de educar as crianças sobre o ambiente marinho e a importância da conservação.

A primeira temporada de Um Mar de Histórias recebe o apoio do Instituto Serrapilheira (uma instituição privada, sem fins lucrativos, de fomento à ciência no Brasil) e conta com 6 episódios que introduz informações sobre os personagens e o ambiente dos recifes de coral. O programa está disponível nos principais tocadores de Podcast (Spotify, Google Podcasts, Deezer, Apple Podcasts, etc.) e no YouTube

Mais informações no site ou nas redes do Instagram e Facebook. 

Foto: Rony Severiano

Adicione seu comentario

Seu endereo de email no ser publicado.