Ipojuca é única cidade de PE com nota A na área de Meio Ambiente, segundo o TCE/PE

Ipojuca é única cidade de PE com nota A na área de Meio Ambiente, segundo o TCE/PE

De acordo com o Tribunal de Contas de Pernambuco, Ipojuca foi a única cidade de Pernambuco que conquistou a nota máxima, nota “A”, na temática Meio Ambiente do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). O levantamento é uma ferramenta de diagnóstico do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE) e visa avaliar a efetividade da gestão administrativa das prefeituras. O dado foi coletado no ano passado e divulgado neste ano.

Para apresentar o índice A (altamente efetiva) em Meio Ambiente, foi encontrado no município ações como o trabalho de Proteção e Educação Ambiental (PROEDA) desenvolvido junto às escolas municipais; implantação e administração de Unidades de Conservação (Mata Atlântica e ecossistemas associados); requalificação ambiental nas áreas de mangue – Serrambi e Maracaípe; requalificação de alamedas e áreas públicas; licenciamento, fiscalização e monitoramento de atividades potencialmente poluidoras de impacto local; entre outras. “Esperamos garantir esse resultado nas próximas avaliações com novas ações na área, a exemplo da construção da nossa unidade de tratamento de resíduos sólidos”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano do Ipojuca, Erivelto Lacerda.

Além de Meio Ambiente, o índice é composto por mais seis indicadores envolvendo boas práticas na administração pública: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Proteção das Cidades e Governança da Tecnologia da Informação. No índice geral, Ipojuca garantiu a segunda nota mais inportante “B” sendo considerada efetiva. Os dados são coletados anualmente por meio de questionários eletrônicos, utilizando-se informações do exercício anterior.

text

Adicione seu comentario

Seu endereo de email no ser publicado.