Vereador do Recife morre aos 78 anos

No sétimo mandato consecutivo na Câmara do Recife, o vereador Carlos Gueiros (PSB) morreu aos 78 anos neste domingo (24), em São Paulo. Ele estava internado no Beneficência Portuguesa Hospital Mirante e teve insuficiência cardíaca após uma cirurgia para troca da válvula mitral, procedimento que já havia sido feito por ele em 2009.

O velório ocorrerá nesta segunda-feira (25), às 8h, na Igreja Episcopal Catedral da Reconciliação, no bairro de Boa Viagem. Já o sepultamento está marcado para as 16h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista.

Empresário do setor de transportes e eleito pela primeira vez em 1992, Carlos Gueiros presidia a Comissão Desenvolvimento Econômico da Casa José Mariano e ocupava a vice-presidente da Comissão Executiva do Poder Legislativo.

Na gestão do ex-prefeito do Recife, Roberto Magalhães (DEM), ele comandou a Secretaria Municipal de Habitação por 15 meses. Carlos Gueiros era casado há 56 anos com Magaly Monteiro Gueiros e deixou três filhos e sete netos.

Nas redes sociais, amigos e políticos lamentaram o falecimento. “O Recife perde um homem público que amava a cidade, que além de experiência, tinha muita disposição em lutar”, escreveu o vereador Renato Antunes em seu Instagram.

O vereador e ex-prefeito do Recife, João da Costa (PT) também prestou solidariedade a todos que conviveram com Gueiros. “Ao longo dos últimos anos, convivemos juntos enquanto fui secretário, prefeito do Recife e, agora, como vereador e nesse período, embora tivéssemos posições políticas antagônicas, construímos uma relação pautada pelo respeito mútuo e pelo bem-estar de nossa população”, afirmou em nota.

“A Câmara Municipal do Recife perde o seu decano, com o falecimento do vereador Carlos Gueiros, no exercício do seu sétimo mandato numa prova da sua sintonia com os anseios da população,” disse em nota o vereador Jorge Federal, presidente da Câmara Municipal de Olinda. Para ele, o socialista foi um dos mais atuantes parlamentares do legislativo recifense.

Já o presidente do PSB em Pernambuco, Sileno Guedes, disse que Carlos Gueiros é reconhecido por ser um dos maiores conhecedores da Regimento Interno. “Carlos Gueiros teve sua vida parlamentar pautada pela ética, compromisso e dedicação ao povo recifense. A cena política da capital pernambucana perde um importante quadro, que teve sete mandatos como vereador e ocupou importantes Comissões Legislativas”.

O prefeito Geraldo Julio, afirmou que o correligionário era sinônimo de vereança. “Com sete mandatos, era o decano da Casa de José Mariano e um profundo conhecedor do legislativo municipal e defensor do municipalismo. Carlos Gueiros dedicou sua vida ao Recife, deixo meu abraço e votos sinceros de profundo pesar à sua família”, destacou.

Suplente – Com a morte de Gueiros, o suplente Luiz Eustáquio herda a vaga.

 

 

Com informações do OP9

text

Adicione seu comentario

Seu endereo de email no ser publicado.