Prefeitura do Ipojuca promove ação Dezembro Vermelho de conscientização sobre HIV/AIDS

A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove, durante este mês, a ação Dezembro Vermelho, que visa conscientizar a população sobre a prevenção e o tratamento do HIV/AIDS. Na sexta-feira (13), acontece o dia D da ação, das 8h às 12h, no Serviço de Assistência Especializada (SAE) HIV/AIDS, localizado na Rua Cristóvão José Pimentel s/n, no Centro do Ipojuca.

Na programação do evento, a partir das 8h teve aulão de abertura com integrantes da academia da cidade. Durante toda a manhã, o espaço ofertou testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, realizados pelos técnicos do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Também foram feitos exames como aferição de pressão arterial, a realização de 50 mamografias (para mulheres a partir dos 40 anos de idade), e atendimento com nutricionista.

Ainda dentro da programação de conscientização do Dezembro Vermelho, a equipe municipal fará distribuição de preservativos e palestra sobre HIV. Além disso, haverá a realização de um esquete de teatro sobre a doença que será apresentada por representantes do Programa Educação Popular em Saúde.

A AIDS é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. A transmissão do HIV pode acontecer das seguintes formas: sexo sem camisinha; uso de seringa por mais de uma pessoa; transfusão de sangue contaminado; da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação; ou por instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

Foto: Marly Ribeiro

text

Adicione seu comentario

Seu endereo de email no ser publicado.