Prefeitura do Ipojuca libera volta dos jangadeiros com restrições sanitárias

A Prefeitura do Ipojuca liberou a volta dos jangadeiros para o litoral ipojucano a partir desta sexta-feira (31) obedecendo ao protocolo sanitário municipal conforme acordado em reunião, nesta quarta (29), com o Ministério Público da comarca e os representantes das Associações dos Jangadeiros de Porto de Galinhas e do Pontal de Maracaípe. Nesta quinta (30), no entanto, será o primeiro dia de teste do cumprimento das exigências necessárias para que esta retomada aconteça com segurança.

Ficou estabelecido, de acordo com o protocolo municipal que, para esta retomada, serão permitidos a volta apenas de 50% do número de jangadas e 4 pessoas por embarcação (antes eram 6 por passeio), além da obrigatoriedade de se fazer uma higienização entre um passeio e outro. A Associação de Porto de Galinhas conta com 84 jangadeiros e o Sindicato dos Jangadeiros do Pontal de Maracaípe tem 40 cadastrados; apenas a metade destes trabalhadores poderão retomar suas atividades neste momento para que se evite aglomerações neste período em que ainda não foi encontrada a vacina do COVID-19. As praias ipojucanas seguem abertas das 4h às 16h para práticas esportivas individuais incluindo o banho de mar.

De acordo com o tesoureiro da Associação dos Jangadeiros de Porto de Galinhas, Hélio Vicente Filho, esta articulação da Prefeitura do Ipojuca, junto com o Ministério Público, foi muito importante porque “emocionalmente todos já estavam bastante abalados”. Segundo Hélio, “se não fosse o benefício de R$500 da prefeitura, teríamos passado necessidade”, afirmou. É importante ressaltar que as demais categorias prestadoras de serviço retornarão ao trabalho assim que tiverem suas datas definidas e acordadas com os órgãos de controle. Já as atividades de comércio nas praias, a exemplo dos barraqueiros e ambulantes ainda se encontram na dependência da resposta do Governo do Estado ao pedido feito pela Prefeitura do Ipojuca no último dia 15.

📷 Vinícius Lubambo

text

Adicione seu comentario

Seu endereo de email no ser publicado.