Prefeitura do Ipojuca adota medidas preventivas contra possíveis casos do Coronavírus

A prefeita do Ipojuca, Célia Sales reuniu, no fim da tarde desta segunda-feira (16), o Comitê Contra o Coronavírus e assinou o decreto municipal nº664 que estabelece as medidas preventivas que serão adotadas para reduzir os impactos do Coronavírus no município. Fazem parte do Comitê 10 secretarias: Saúde (presidente do comitê), Educação, Meio Ambiente, Defesa Social, Turismo, Comunicação, Administração, Governo, Infraestrutura e Gabinete.

Até às 19h desta segunda-feira (16) duas pessoas deram entrada nas unidades de saúde do munícipio, uma no domingo (15) e outra nesta segunda-feira (16) com os sintomas semelhantes aos do Coronavírus. Elas passaram por avaliação médica e se encontram em isolamento. A paciente que deu entrada no domingo foi atendida na UPA da PE-60, e é uma mulher de 51 anos, moradora de Ipojuca Centro. Ela contou que teve contato recente com italianos e está em isolamento domiciliar. Já o paciente que deu entrada nesta segunda é um homem de 23 anos, morador de Porto de Galinhas. Ele foi atendido na UPA de Porto e está em isolamento lá até que seja transferido para o Hospital Osvaldo Cruz, no Recife. Nenhum caso, porém, foi confirmado no município até o momento.

“Nossas unidades municipais estão capacitadas para receber os possíveis casos suspeitos e nossos profissionais treinados e preparados para agir com rapidez e realizar todos os procedimentos necessários. Também os profissionais do SAMU estão treinados para promover o transporte para o Recife, que está recebendo os casos mais graves”, informou a prefeita Célia Sales.

Todos os possíveis casos notificados pelos serviços de saúde da Prefeitura, passarão por uma triagem de um médico que classifica como suspeito para o Coronavírus ou descarta. Nos casos suspeitos o paciente poderá ficar em salas de isolamento preparadas nas unidades definidas pela administração (UPA da PE-60, no Centro, UPA de Porto de Galinhas e Hospital Carozita Brito, em Nossa Senhora do Ó), na própria residência do cidadão ou ser encaminhado para o hospital de referência do Recife.

“É preciso que a população se conscientize e adote atitudes que evitem o contágio e a proliferação do Coronavírus, como por exemplo evitar estar em locais com aglomeração de pessoas. Além disso, a população deve reforçar os hábitos de saúde, como constantemente higienizar as mãos e evitar contatos diretos com as pessoas como abraços, beijos e apertos de mão. Também é importante ter cuidado com as notícias falsas e procurar o site e as redes sociais da Prefeitura para se manter informado”, alertou o secretário de Saúde do Ipojuca, Wendel França. De acordo com o secretário de Turismo, Walewsky Lima, foi determinado que toda a cadeia turística deverá passar por uma higienização constante, a exemplo da rede hoteleiras restaurantes, buggys, táxis e carros de aplicativo.

Além das medidas do decreto, a Prefeitura do Ipojuca também já suspendeu, a partir desta quarta-feira (18) as aulas nas escolas públicas municipais e já nesta terça-feira (17), o transporte universitário para os moradores do município que estudam em outras cidades. A formação continuada para os profissionais da educação municipal também foi suspensa. Entre os eventos que já estão cancelados pela Prefeitura estão: o aniversário da cidade, a Festa do padroeiro São José de Gaipió e a Paixão de Cristo do Município.

Confira as principais medidas adotadas pela Prefeitura do Ipojuca para reduzir os impactos da Coronavírus na população do município:

1 – Ficam suspensas as aulas da rede municipal de ensino e da rede privada e das instituições de ensino superior localizadas no âmbito municipal, a partir da próxima quarta-feira (18) de março;
2 – Está suspenso o transporte universitário para as instituições de Ensino Superior em outras cidades a partir do dia 17 de março;
3 – Ficam suspensos, durante os efeitos do decreto, os eventos de qualquer natureza com público superior a 100 pessoas;
4- Estão cancelados a Paixão de Cristo, o aniversário da cidade e a festa de São José do Gaipió;
5 – Ficam suspensas as viagens de servidores municipais a serviço do município do Ipojuca para deslocamento no território nacional ou no exterior, exceto os casos excepcionais autorizados pelo Gabinete;
6 – Fica suspenso as provas de vida dos servidores municipais inativos;
7 – Ficam suspensas as férias de todos os profissionais das áreas de Saúde, Assistência Social, Defesa Social, Guarda Municipal pelo tempo que perdurar o referido decreto.
8 – Fica a administração municipal autorizada a realizar despesas, inclusive com dispensa de licitação, para a contratação de profissionais e pessoas jurídicas, aquisição de medicamentos e outros insumos para o enfrentamento da pandemia no Ipojuca;
9 – No caso de servidor municipal que retornar de viagem do exterior, deverá o funcionário comunicar imediatamente à Secretaria de Saúde e permanecer em isolamento domiciliar por 7 dias, mesmo que não apresente qualquer sintoma relacionado ao COVID-19, devendo aguardar orientações da referida secretaria.
10 – Ficam os servidores com mais de 60 anos, exceto os que atuam nos serviços essenciais, dispensados;
11 – As repartições públicas municipais funcionarão em regime especial, com equipe reduzida, encerrando o expediente às 12h, dando prioridade aos serviços essenciais.

text

Adicione seu comentario

Seu endereo de email no ser publicado.