Por falta de verba, Hospital das Clínicas suspende exames e consultas

Na manhã desta segunda-feira (26), o clima entre os pacientes o Hospital das Clínicas, que fica Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife, era de tristeza e revolta. Muitos deles alegam que tiveram o atendimento suspeito e nem sequer foram avisados. Nas filas também se aglomeram pessoas na ânsia de marcar consultas e exames clínicos no hospital, que é ligado à Universidade Federal de Pernambuco.

Quem saiu de muito longe para ir até o HC  foi Geraldo Ferreira da Silva, que veio de Serrambi, no Litoral Sul, para fazer um exame de sangue e foi surpreendido pela informação de que não haveria atendimento. “Agora é espera. Tem que aguardar, ninguém sabe para quando”, diz. O paciente Arnaldo é diabético e tinha uma exame de urina para entregar e recebeu a informação de que não poderia fazer. “Meu cardiologista é agora dia 6 e como ele vai me atender se eu não tiver feito o exame”, lamenta.

Hospital

Na última quinta-feira (22), a direção do hospital emitiu um comunicado informando que, além da abertura de prontuários e agendamentos de novas consultas, estariam suspensas também as marcações de endoscopias e colonoscopias. Esses exames estão sendo feitos apenas em pacientes doentes internados. A realização dos exames foi suspensa por falta de repasses de verba do governo federal.

Segundo a nota, todo o transtorno foi causado devido a falta de material para tratar os pacientes. Embora o comunicado delimite esses procedimentos, na prática, até os mais simples não estão sendo realizados na unidade.

Nesta segunda-feira (26), o HC voltou a se pronunciar e afirmou que os serviços vão começar a ser normalizados neste terça-feira (27), com a retomada dos procedimentos endoscópicos (endoscopias e colonoscopias) ambulatoriais. Na quarta-feira (28), é a vez dos exames laboratoriais também para os pacientes dos ambulatórios. E na quinta-feira (29), todos os exames de imagem com contraste e cirurgias eletivas voltam a ser marcados e realizados.

Na nota, o Hospital afirma que recebeu o repasse de R$ 3,3 milhões. “O HC aguarda ainda o repasse da última parcela do Rehuf (Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais), bem como a negociação com o Governo de Pernambuco, para o pagamento da dívida de cerca de R$ 13 milhões que a Secretaria Estadual tem com a unidade hospitalar. O HC solicita a compreensão da população neste momento de retomada para evitar sobrecarga aos serviços”, finaliza a nota assinada pela assessoria de comunicação.

 

Fonte: Rádio Jornal

Adicione seu comentario

Seu endereo de email no ser publicado.