Muitos políticos lamentaram a morte do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa (PSC). O parlamentar que faleceu na madrugada desta terça-feira (3) era um grande articulador político do Estado e deixa muitos amigos. Guilherme deixa também a esposa Eva, dois filhos e seis netos. O velório deve acontecer na Assembleia, a partir das 10h, desta terça-feira (3). Confira alguns depoimentos:
Paulo Câmara
O governador Paulo Câmara decretou cinco dias de luto pela morte do presidente da Alepe. “O Presidente Guilherme Uchoa fará uma grande falta à política de Pernambuco. Sua liderança marcou época nos últimos anos e Guilherme foi um parceiro fundamental, quer seja do ex-governador Eduardo Campos, quer seja conosco. Na Assembleia Legislativa, ao lado dos nossos deputados estaduais, contribuiu para as conquistas e avanços obtidos por nosso Estado. Quero prestar a minha solidariedade cristã e os meus sinceros sentimentos à toda sua família, em especial a Dona Eva, filhos e netos”.
Adalberto de Oliveira (presidente do TJPE)
“Com pesar e sentimento de solidariedade a familiares e amigos, em nome do Poder Judiciário de Pernambuco, lamentamos o falecimento do presidente do Legislativo estadual, deputado Guilherme Uchoa. Magistrado aposentado, para além e antes mesmo de sua atuação no cenário político, Uchoa contribuiu para o TJPE e para a população através de seu trabalho no cargo de juiz em comarcas do Interior e da Região Metropolitana do Estado”, declarou o desembargador-presidente que decretou luto oficial de sete dias.
Bancada da Oposição
“Hoje é um dia triste para todos nós que fazemos a Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Foi com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do deputado Guilherme Uchoa, presidente da Alepe. Em seu sexto mandato e há quase 12 anos à frente da Casa, a sua atuação foi marcada principalmente pela forma como defendeu a autonomia do Legislativo. Pernambuco perde um grande quadro. Como homem público, sempre praticou a boa política, atuando com ética, seriedade e compromisso com os pernambucanos.
Guilherme é um exemplo de homem público, pai e amigo. Ele pode imprimir uma gestão exitosa na Alepe, buscando a transparência do poder legislativo, melhorando a infraestrutura e ampliando o diálogo do Legislativo com todos os poderes, além de buscar ampliar os canais institucionais de participação popular, dialogando sempre com o povo de Pernambuco. Nossa solidariedade à toda família e amigos”, informa a nota.
PSC
“O PSC lamenta profundamente a morte do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa. Filiado desde o março, ele trabalhou para fortalecer o nosso partido. Pernambuco perde uma de suas principais referências na política, que sempre atuou para trazer desenvolvimento para o nosso Estado. O PSC solidariza-se com a família de Guilherme Uchoa. Que encontre conforto nesse momento tão difícil”, diz a nota assinada pelo presidente estadual do PSC, André Ferreira.
Geraldo Júlio (prefeito do Recife)
“Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Guilherme Uchoa. Por toda sua vida, Guilherme lutou pelos mais legítimos interesses de Pernambuco e seu povo, sobretudo a população carente do Litoral e Mata Norte, e certamente deixou seu nome na história política do Estado. Quero prestar minha sincera solidariedade aos seus familiares nesse momento de dor”.
Anderson Ferreira (Prefeito do Jaboatão dos Guararapes)
“Pernambuco perde um político de amizade sincera e que ficará na história por seus posicionamentos firmes. Guilherme Uchoa partiu e deixou um vácuo imenso, justamente num momento em que as pessoas mais precisam de referências de liderança na política. À família, quero externar minha solidariedade e meus sentimentos”.
Raquel Lyra (Prefeita de Caruaru)
“É com pesar que recebo a notícia do falecimento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Uchoa, considerado um presidente atuante e um político comprometido com a causa pública. Deixo minhas sinceras condolências à família e amigos por esta inestimável perda”
Izaías Régis (Prefeito de Garanhuns)
“Fomos colegas em três dos seus seis mandatos, inclusive fui seu vice em um dos mandatos de presidente da Assembleia. Guilherme era um deputado querido por todos os demais. Presidente da Alepe por seis vezes, o que demonstrava a sua capacidade de diálogo e articulação. Um quadro importante da política pernambucana que deixará uma grande lacuna. Minhas sinceras condolências à família e que Deus traga o conforto”.
Diogo Moraes (deputado e primeiro-secretário da Alepe)
“Muito mais do que um deputado ou um colega de Casa Legislativa. Guilherme Uchoa é um amigo onde sempre encontrei referências de um pai, com conselhos e diálogos sobre política e sobre a vida. Partindo de maneira inesperada, aos 71 anos, Uchoa deixa a marca de um parceiro fiel, que não media esforços para ajudar seus amigos. Na sua vida pública, como Juiz, e política, como deputado Estadual, se destacam os êxitos em ações e projetos em prol dos pernambucanos. Neste momento, faltam palavras e sobra emoção pela dor do seu falecimento. Uchoa fechou seu ciclo de maneira honrada, trabalhando muito. Aos familiares, nossos sinceros sentimentos. A nos, seus amigos, só restam as boas lembranças. Que Deus o tenha, meu querido amigo”.
Jarbas Vasconcelos (deputado federal)
“Lamento o falecimento do deputado Guilherme Uchoa, uma pessoa que dedicou a sua vida à política e que sempre defendeu com firmeza as suas convicções e entendimento. À frente da Assembleia Legislativa de Pernambuco ele conduziu e soube distinguiu os trabalhos da oposição e do governo. Meus sentimentos a todos os seus familiares”.
Danilo Cabral (deputado federal)
“Além de ser uma homem dedicado à família, Guilherme teve uma bonita trajetória de vida pública como magistrado e parlamentar. Tinha a marca pessoal da defesa intransigente de seus valores e de ser amigo dos amigos. Que Deus o guarde no merecido lugar especial e conforte toda a família e amigos”.
Nilton Mota (deputado estadual)
“Pernambuco perdeu hoje uma de suas grandes lideranças políticas. Presidente Guilherme Uchoa combateu o bom combate durante todos os mandatos que exerceu na Assembleia Legislativa. Como presidente daquela Casa, conduziu o Legislativo estadual com altivez, sempre colocando os interesses do povo de Pernambuco à frente. É uma grande perda para o nosso estado. Quero aqui deixar as minhas condolências à família Uchoa”.
Laura Gomes (deputada estadual)
“Pernambuco amanheceu mais triste nesta terça-feira, com o falecimento do amigo deputado Guilherme Uchoa, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Tive a honra de conviver mais de perto nos últimos anos e admirava seu zelo e cuidado com a Casa Joaquim Nabuco, casa de todos os pernambucanos. Ao longo dos 23 anos como deputado Estadual, Guilherme Uchoa deixa uma marca importante na política do Estado. Deixo meu abraço carinhoso a toda a família”.
Do site Roberta Jungmann/Folha PE