Ipojuca promove ações do Novembro Azul junto às equipes de Saúde da Família

Em promoção à campanha do Novembro Azul, que reforça os cuidados da saúde do homem e a prevenção contra o câncer de próstata, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Saúde, programou diversas ações junto às equipes de Saúde da Família do município. O objetivo da iniciativa é envolver a comunidade em rodas de conversas sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e de outros cuidados com a saúde do homem.

O trabalho já começou no distrito de Camela. De acordo com a gerente de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Gilcele Marília, é explicado à população o objetivo da campanha do Novembro azul e é dada orientações sobre alimentação saudável, necessidade de atividade física e os riscos do tabagismo e bebida alcoólica.

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele. A doença ocorre geralmente em homens mais velhos – cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Por isso a importância do diagnóstico precoce e o início rápido do tratamento. Durante todo o mês de novembro a Secretaria de Saúde do Ipojuca estará percorrendo o município sensibilizando os homens para os cuidados com a saúde.

text

Adicione seu comentario

Seu endereo de email no ser publicado.