Ipojuca lidera ranking de cidade com maior taxa de desemprego no país

Com o terceiro maior PIB de Pernambuco, Ipojuca, município localizado no Litoral Sul do Estado, a 60 quilômetros de distância da capital, sofre com a crise econômica e o desemprego. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ipojuca lidera o ranking das cidades que mais perderam empregos formais nos últimos anos.

No auge dos investimentos em Pernambuco, com a chegada da refinaria Abreu e Lima e do estaleiro Atlântico Sul, o local experimentou crescimento econômico e pleno emprego. No entanto, nos últimos anos, a cidade foi marcada por sucessivos escândalos de corrupção envolvendo a Petrobras e amarga uma das piores crises da história. Ipojuca tem cerca de 95 mil habitantes, mas hoje não consegue abrigar tantos no mercado de trabalho.

Entre essas pessoas que lutam por uma oportunidade está Wellington José dos Santos. Ele chegou a trabalhar como soldador na refinaria, entre os anos de 2013 e 2014. No ano posterior, em 2015, foi contratado no estaleiro Atlântico Sul. Em 2017, acabou a saga de prosperidade e ele foi demitido novamente. “Essas funções de soldador, encanador e encarregados dessas áreas não existem mais”, explica.

Dados

De acordo com os dados do IBGE, em 2013, no auge da construção, a refinaria Abreu e Lima chegou a contratar mais de 45 mil trabalhadores. Atualmente, seis anos depois, restaram apenas 650 empregados. Uma redução de 98,6% no número de vagas. O pior disso tudo é que as demissões ainda continuam. Em dezembro do ano passado, 1.200 trabalhadores foram dispensados. Em janeiro deste ano, a previsão é de novas saídas.

Na Agência do Trabalho do município, as ofertas disponíveis não passam de cinco por dia. No cenário de desemprego, na sede da Gerência Regional do Ministério do Trabalho, só em dezembro, foram 894 atendimentos para dar entrada no seguro-desemprego.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Rádio Jornal 

Adicione seu comentario

Seu endereo de email no ser publicado.