Ipojuca inova com encenação da Paixão de Cristo infantil

A Semana Santa no município de Ipojuca, litoral Sul de Pernambuco, trará uma oportunidade rara aos ipojucanos e aos turistas nos dias 16 e 17 de abril: o espetáculo da Paixão de Cristo totalmente encenado por crianças. A iniciativa é da Prefeitura de Ipojuca, através da Secretaria Municipal de Educação com a direção da Companhia Artística Dubeux Dourado da escola municipal que leva o mesmo nome.

De acordo com o diretor do espetáculo, Márcio Lima, 40 alunos do 3º ao 9º ano das escolas municipais irão atuar na peça que conta a história da paixão, morte, ressurreição e ascensão de Jesus Cristo. “No ano passado nos apresentamos pela primeira vez no Clube Municipal, mas foi o primeiro ano. Este ano será, às 18h, no pátio do Convento de São Miguel a pedido do nosso querido frei Antônio”, explicou Lima. Ele acredita que esta é a única Paixão de Cristo 100% infantil do estado de Pernambuco e convida a todos para prestigiar as crianças.

TRADIÇÃO

Além do espetáculo infantil, o município oferecerá a tradicional Paixão de Cristo, do Grupo Teatral Ipojucano, que está de volta após seis anos de interrupção. A 34ª edição da peça acontecerá nos dias 19 e 20 de abril, às 20h, na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Ipojuca. Serão 100 pessoas participando entre atores, figurantes e técnicos, todos ipojucanos.

Para o produtor da peça, Marcos Moraes, a retomada do espetáculo em Ipojuca significa “o resgate da cultura local”. Segundo ele, foi triste este período em que os artistas ficaram sem poder encenar por falta de valorização cultural. “Não tínhamos apoio das gestões anteriores, ficamos sem condição de apresentar o espetáculo pelo porte que ele tem. No ano passado ficou muito em cima, mas tivemos a sinalização por parte da prefeita Célia Sales que ela queria ver a Paixão de Cristo de volta. E, este ano, nós voltamos”, comemorou o produtor.

Para o secretário municipal de Cultura, Jorge Henrique, a volta do espetáculo beneficia a todos. “A prefeitura, que é parceira do Grupo Teatral Ipojucano, fica feliz de ter garantido a volta da Paixão de Cristo, porque significa a valorização da tradição. O município tem um perfil extremamente cristão e podemos ver esta simbologia na bandeira, no brasão e no hino de Ipojuca. Além do mais, a Paixão de Cristo, inclui Ipojuca no roteiro das cidades que possuem a encenação e dado aos ipojucanos e turistas desfrutarem isso sem sair do município.

text

Adicione seu comentario

Seu endereo de email no ser publicado.