Inaugurada a nova clínica veterinária de Ipojuca que vai atender animais de pessoas carentes do município

O vereador Deoclécio Lira (PSB) inaugurou nesta sexta-feira (15) a nova clínica veterinária de Ipojuca. A ação faz parte do programa Samu Pet, de iniciativa do parlamentar, cujo objetivo é atender gratuitamente cães e gatos de famílias carentes do município. O equipamento está localizado na Vila do Estaleiro, próximo ao condomínio Reserva Ipojuca e já realizou seu primeiro procedimento castrando um casal de gatos.

“O Brasil tem a segunda maior população de animais domésticos do mundo. Só de cães são mais de 52 milhões nos domicílios do País, somado a 22 milhões de gatos. Um animal não liga para o fato seu dono possuir ou não boas condições financeiras. Mas, sabemos da luta que é para uma pessoa de baixa renda pagar os custos veterinários com a saúde dos bicinhos. Então, resolvemos criar esse projeto, para dar mais dignidade a esses animais”, afirmou o parlamentar.

O vereador do Cabo de Santo Agostinho, Ezequiel dos Santos (PT,) participou da solenidade de inauguração e foi conferir de perto as instalações da unidade de saúde animal. “Quero parabenizar Deoclécio por essa iniciativa que irá ajudar a população de Ipojuca. A questão animal tem tido uma importância em todo o País e em meio a todas as dificuldades que o Brasil atravessa o parlamentar tem se destacado nessa luta. Vou tentar levar essa iniciativa para o Cabo”, destacou Ezequiel.

“Estou deslumbrada com esse projeto da clínica popular. É importante demais para a causa animal ter mais vereadores como Deoclécio”, relatou Maria da Paz Fernandes, da Associação de protetores animais do Cabo de Santo Agostinho.

Os atendimentos acontecerão de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h. A princípio, serão ofertadas consultas clínicas de baixa e média complexidade, além da castração animal. O serviço será voltado apenas a pessoas que não possuem condições de arcar com despesas veterinárias ou para o tratamento de animais de rua em situação de vulnerabilidade. No segundo caso, é preciso que o solicitante se responsabilize pelo animal de rua. Os atendimentos acontecerão por meio de agendamento a ser realizado pelo número do programa (81) 99299.5840.

As datas de agendamento dependerão do nível de gravidade do animal, mas geralmente ocorrerão em 15 dias após a solicitação. A clínica não atenderá casos de emergência. O programa dispõe ainda de uma ambulância para o transporte de cães e gatos do município para unidades veterinárias. Em um mapeamento realizado pela equipe do Samu Pet foram cadastrados mais de 1,5 mil animais dentro do perfil para utilização dos serviços.

A solenidade contou ainda com a presença de representantes das Ongs Amigos e Animais, Cuide de um 4 patas, além de Carlos Gurgel, gerente da Vigilância Sanitária de Ipojuca e da prefeita Célia Sales.

Adicione seu comentario

Seu endereo de email no ser publicado.