Grupo de Maracatu Okun Jambá representará Ipojuca na 12ª Noite do Dendê

A comunidade do Bode, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, recebe entre os dias 26 e 28 de setembro, a 12ª edição da Noite do Dendê, promovida pela Nação de Maracatu Porto Rico. A celebração contará com oficinas, cortejo de nações de maracatu e apresentações culturais. .

Segundo os organizadores, a festividade tem o objetivo de dar visibilidade a cultura de matriz africana e reafirmar a importância desta na construção da identidade brasileira. O evento transita entre a musicalidade, a culinária, a dança e o artesanato.

A Noite do Dendê possui um caráter, sobretudo, didático/político, pois, possibilita a troca de conhecimentos e valores entre os diversos grupos populares. Matérias antigas de jornais relatam que a celebração tem muito mais que doze anos. Em 1914, uma nota dizia “Fez ontem seu dendê em frente a nossa tenda de trabalho, o velho Maracatu Porto Rico”. Contudo, a festa teve seu declínio no final do século XX e só foi resgatada graças a Yalorixá Dona Elza Viana, do Ilê Axé de Oxóssi Guanguobira.

text

Adicione seu comentario

Seu endereo de email no ser publicado.