Cuidados com o carro parado durante o isolamento social

Com o isolamento social por causa do novo coronavírus, é comum que os carros fiquem parados por muito mais tempo nas garagens. Isso pode acarretar problemas no motor e até nos pneus. Para ficar atento aos detalhes, confira algumas dicas.

Entre os principais cuidados a serem tomados, estão os com a bateria do carro, item essencial para o funcionamento do motor. Segundo o professor do curso de Engenharia Mecânica da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau em Recife, Daniel Ricardo, é ideal ligar o veículo pelo menos uma vez por semana.”Se possível, deixar o carro ligado por 10 a 15 minutos, parado mesmo, já é suficiente. O motor vai chegar à temperatura ideal de funcionamento nesse período. Isso também vai fazer com que a água do radiador circule por todo o sistema”, explica. Porém, segundo ele, o ar-condicionado deve permanecer desligado. “Assim o motor vai trabalhar corretamente, carregar a bateria e fazer o eletro ventilador funcionar”, detalhou.

Com os pneus a dica é simples: basta movimentar o carro. “Se o carro ficar parado pode ocorrer o achatamento dos pneus. A recomendação é tirar ele do lugar, mesmo que um pouco para frente e para trás apenas. Se puder sair do estacionamento, o ideal é ir a um posto de combustível próximo de casa e calibrar com eles ainda frios”, destacou Daniel, ressaltando a importância de lembrar também de calibrar o estepe.

text

Adicione seu comentario

Seu endereo de email no ser publicado.