Confira a programação popular da Festa de Gaipió em Ipojuca

Tem inicio na próxima sexta-feira (15) a tradicional festa de São José, padroeiro do Engenho Gaipió, área rural de Ipojuca. A festividade, que conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e do vereador Deoclécio Lira (PSB) terá apresentações musicais também nos dias 16 e 17 de março. A programação religiosa acontece do dia 16 à 19 de março, data do padroeiro, quando ocorre a tradicional procissão da imagem saindo às 16h da capela local.

Um parque de diversões cedido pelo vereador Deoclécio está instalado no pátio da festa para garantir a animação da garotada. O parlamentar também está colaborando com a contratação de atrações musicais para o evento. Aproximadamente 16 comerciantes estarão trabalhando. “Espero o ano inteiro por essa festa. É uma oportunidade de incrementar a renda ganhando um extra”, afirmou Simone Maria, moradora do engenho.

Rosenita Maria Andrade, conhecida popularmente como Dona Rosa, comercializa há 36 anos na festividade. “Essa festa mudou muito ao longo dos anos e pra melhor. É muito importante para nós comerciantes que aproveitamos a época para faturar. Espero que seja novamente sucesso”, destacou Dona Rosa.

TRADIÇÃO

A festa de São José de Botas, padroeiro de Gaipió acontece há 119 anos e atraem milhares de fiéis de Ipojuca e cidades vizinhas, como Escada, Ribeirão, Sirinhaém, Vitória de Santa Antão, Primavera e Amaraji. Destino cultural e histórico do município, a comunidade rural costuma atrair turistas e curiosos por possuir uma bela capela e um casarão de 1.000 m², construído no ano de 1863 com traços neoclássicos. O casarão ainda mantém a mobília original, seguindo os padrões de vida dos senhores de engenho.

PROGRAMAÇÃO

15/03 (Sexta-feira)

Jó dos Teclados

*A partir das 21h

 

16/03 (Sábado)

21h – Junior Maranhão

23h – Amigas da Farra

 

17/03 (Domingo)

16h30 – Toque Nordestino + Cavalgada

20h30 – Téo da Farra

22h – A favorita

 

Confira o vídeo

 

 

text

Adicione seu comentario

Seu endereo de email no ser publicado.