Banhistas e surfistas passam mal em Maracaípe por causa de algas tóxicas

Banhistas e surfistas relataram um odor e um gosto estranho no mar de Maracaípe, em Ipojuca, no Grande Recife, no domingo (24). Muitos deles passaram mal após entrar no mar e tiveram sintomas como dores de cabeça intensas, febre, inflamações na garganta e enjoos.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Ipojuca, Erivelton Lacerda, os sintomas foram causados por algas tóxicas, em um fenômeno chamado de ‘maré vermelha’, que também é conhecido pelos nativos como ‘tingui’.

“Quando há um aumento na temperatura das águas, há uma grande concentração de algas. Então essas algas se transformam e soltam as toxinas. Essa toxina provoca um grande cheiro e as pessoas que inalam podem ficar um pouco tontas, zonzas, mas nada que venha a preocupar”, explica o secretário.

Uma das pessoas que adoeceu após mergulhar no mar foi o empresário Marcos Silva, proprietário do Bar do Marcão, localizado na beira mar, na área em que aconteceu o fenômeno.

“Eu cheguei bem para trabalhar, dei um mergulho e, logo em seguida, começou a irritação na garganta, corpo meio amolecido, depois veio febre, dores no corpo, dor de cabeça, frio, calafrios”, conta.

Segundo Marcos, todos os 24 funcionários do seu estabelecimento também tiveram sintomas parecidos depois de entrar em contato com o mar. “Chegaram bem aqui e saíram os 24, sem exceção, com esses sintomas”, afirma o empresário.

Fonte: G1 PE

Adicione seu comentario

Seu endereo de email no ser publicado.