A estudante do 2° módulo do curso de Gastronomia da Faculdade Senac Pernambuco, Maria José Silva dos Santos, venceu no último domingo (8) o Printer Chef, uma competição gastronômica que aconteceu durante a Campus Party Nordeste. Com a vitória, ela conquistou uma vaga na final nacional, que acontece no ano que vem, em São Paulo, na Campus Party Brasil.
Para conquistar o prêmio, Maria José criou uma receita intitulada Cueiras, uma homenagem às mulheres empreendedoras desta comunidade localizada em Igarassu, no Grande Recife. O prato trouxe na sua composição filé de tilápia em crosta de castanha de caju, guarnecido de “espaguete” de vegetais com molho de leite de coco e ervas. Para completar, foi feita também a bioimpressão em 3D de um cará, processo obrigatório na apresentação do prato para competição.
Além da receita principal, era necessária a apresentação de uma sobremesa, feita também com a ajuda da tecnologia de bioimpressão 3D. A aluna da Faculdade Senac Pernambuco fez uma tartelette de beterraba recheada com mousse de cajá napada de uma densa coulis de cajá.
Com mais de 30 anos afastada dos estudos, Maria José estava na competição apenas como monitora, teve seu nome anunciado de forma inesperada para competir e o resultado foi uma vitória que ela ainda está processando. “Para mim foi surpreendente, a minha ficha ainda não caiu. Eu nunca participei de uma competição. É um sonho o que estou vivendo”, conta emocionada.
Mesmo com a surpresa, ela decidiu encarar o desafio de forma simples. “Quando eu cheguei na bancada para executar o prato, eu fiquei sem noção do que fazer. Até que de repente eu pensei: ‘Eu estou na cozinha da minha casa, vou cozinhar para mim, para meus filhos, para meu esposo.’ E comecei. Aí foi fluindo”, explica Maria José.
No final da competição, ela enfrentou um desafio ainda maior: a ausência de condimentos para temperar o prato. “Eu simplesmente temperei o peixe só com sal, leite de coco e um pouquinho de salsa. Fui montando uma coisa, montando outra, e graças a Deus deu certo”, relembra. Mesmo com as limitações, o resultado foi um sucesso, garantindo a premiação que ela ainda não acredita ter conquistado.
“Eu estou muito feliz, muito realizada. Foi uma experiência maravilhosa. Agradeço a toda a instituição Senac e aos professores. Quando eu estava cozinhando, fiquei imaginando um pouco de cada palavra que eles falavam. E, com isso, consegui elaborar o prato. Foi tudo muito bonito”, conclui Maria José.
A competição Printer Chef contou com quatro baterias ao longo de dois dias, contando com a participação de 16 estudantes e amantes da gastronomia. Todos tiveram que criar preparações culinárias em que a impressão 3D de alimentos fizesse parte da composição do prato. A Campus Party Nordeste foi realizada de 4 a 8 de setembro na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata.