Ipojuca comemora neste mês o terceiro ano de atuação do Pacto Pela Cidadania, um programa municipal que reúne mais de 110 ações voltadas para o desenvolvimento social, a prevenção da violência e atenção psicossocial. Com essa temática, o programa aborda projetos de ordenamento urbano, combate às drogas, inclusão social, e qualidade de vida, entre outros.
O programa é desenvolvido pela Prefeitura através de 14 secretarias municipais, e conta com a parceria da Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público de Pernambuco, Poder Judiciário, Poder Legislativo e Governo do Estado.
O programa foi lançado em 2014 com o objetivo de melhorar os índices de desenvolvimento social do município por meio da promoção da cidadania em todos os aspectos. Das ações inicialmente previstas, 80% já foram concretizadas e 20% estão em andamento.
O programa é desenvolvido através de cinco Câmaras Técnicas, responsáveis por levar a distritos, engenhos, povoados e praias do município as ações que atendem aos diversos setores da sociedade: trânsito e mobilidade, ordenamento urbano, inclusão produtiva, gênero, prevenção da violência, juventude, assistência social, cultura, turismo, esporte e lazer.
RESULTADOS
Durante esses 36 meses de projeto, muitos resultados já foram alcançados.
O trânsito é um dos setores que mais sofreram alterações com o programa. Foi criada a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes, que promoveu uma reengenharia no tráfego, fez campanhas educacionais e passou a realizar uma fiscalização constante. Tudo isso resultou no ordenamento do trânsito, com a consequente melhoria no tráfego de veículos e segurança para pedestres.
Outras ações em destaque: construção do Pátio da Feira de Nossa Senhora do Ó; capacitação profissional a 508 adolescentes por meio do CEMEP; Pré-Vestibular Cidadão; Ninhos do Mãe Coruja e as creches criadas para auxiliar as mães ipojucanas no período de gestação e pré-escolar.
A área rural não foi esquecida: o Projeto Comendo Peixe possibilitou a produção de alimentos com a carne da tilápia; a Feira da Agricultura Familiar oferece um espaço especial para comercialização de produtos orgânicos; para ampliar o espírito empreendedor do homem do campo, o Programa de Apoio ao Empreendedorismo foi criado.
Os indivíduos em situação de vulnerabilidade também receberam um cuidado especial com a criação dos Centros de Convivência e Referência Social. Ao todo, mais de 110 ações foram concluídas que contemplaram todos os distritos e engenhos do Ipojuca, durante os 3 anos de ações.
Fonte: Prefeitura de Ipojuca