Grupo relata histórias e curiosidades sobre antigos casarões de Pernambuco

História, cultura, arte, turismo rural, preservação do patrimônio histórico. Todos estes tópicos estão presentes no trabalho do coletivo “Na rota dos antigos casarões”.

O grupo, formado por amantes da história, apresenta em suas redes sociais (Youtube e Instagram) uma verdadeira viagem ao passado com relatos de edificações históricas que marcaram época e hoje, em alguns casos, estão relegadas ao esquecimento.

O objetivo do coletivo é justamente este, mostrar a importância deste período, que remete ao Brasil colonial e fazer com que a história não seja esquecida.

O município de Escada, localizado na Mata Sul de Pernambuco e conhecido como a “Terra dos Barões” é um dos exemplos de concentração desses casarões.

Casarão Limoeiro Velho

É de lá que surgiu o grupo e onde há vários relatos das moradias do senhores de engenho. Entre os pontos visitados, destaca-se o Casarão Limoeiro Velho, contrução oriunda do ano de 1875 e que pertenceu a Belmiro da Silveira Lins, o Barão de Escada.

Também em Escada está localizado o Casarão de Jundiaí. Já em Ribeirão, o coletivo apresenta a Casa Grande do Engenho Aripibu e em Ipojuca o Casarão de Gaipió.

Para conhecer mais sobre a história destes e de outros antigos casarões, acesse o Instagram (@narotados) e o canal do Youtube (Na rota dos antigos casarões).

Adicione seu comentario

Seu endereo de email no ser publicado.